CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“O legado que queremos deixar para Goiânia é uma cidade inteligente”, afirma Rogério Cruz
Prefeito concede entrevista ao Jornal Brasil Central, da TBC, que realiza a primeira programação de uma emissora goiana no ar por 24 horas consecutivas. Ele destaca importância da tecnologia para o futuro da capital, ressalta que Goiânia se prepara para receber antenas 5G, e que meta é alcançar 350 quilômetros de fibras ópticas instaladas no município


Rogério Cruz afirma que quer deixar para Goiânia legado de cidade inteligente: prefeito foi o convidado especial do Jornal Brasil Central, em edição histórica que marca a primeira vez que uma emissora goiana fica ao vivo por 24 horas consecutivas - Foto: Fernando Leite

O prefeito Rogério Cruz afirmou, nesta sexta-feira (06/05), que "o legado que queremos deixar para Goiânia é uma cidade inteligente". A declaração foi dada em entrevista ao Jornal Brasil Central, da TBC, em um programa especial que marcou a primeira vez na história em que uma emissora goiana fica ao vivo por 24 horas consecutivas.

"Tecnologia é o caminho para o desenvolvimento da nossa cidade. Temos nos esforçado no sentido de fazer de Goiânia uma cidade inteligente, exemplo para as capitais", disse. Em seguida, destacou os legados do ex-prefeito Iris Rezende e do ex-governador Maguito Vilela.

"Maguito Vilela deixou uma grande marca em Aparecida de Goiânia, que é o social. Iris Rezende deixou em Goiânia a marca das obras. Eu sei que é muito difícil deixar legados como os desses dois homens, mas eu quero deixar a minha marca, que é a tecnologia. Deixar Goiânia uma cidade inteligente", disse.

"Eu amo a área da tecnologia. Eu vim da área da comunicação, trabalhei como executivo de um grande grupo e sei o quão importante é a tecnologia. Trazendo um parque tecnológico para Goiânia, eu sei que a capital vai se desenvolver muito", afirmou o prefeito.

Rogério Cruz disse que a gestão prepara Goiânia para receber as antenas 5G, que serão fundamentais para a implantação de um parque tecnológico na capital. "Instalando as antenas 5G, teremos a qualidade de serviço tecnológico em Goiânia. Além disso, temos aumentado a rede de fibra óptica, cercando toda a capital. Estamos com 64 quilômetros de fibras ópticas instaladas apenas no nosso mandato. A meta é passar dos 350 quilômetros em quatro anos", explicou.

O prefeito recordou que a tecnologia está sendo implantada nos aparelhos públicos, como redes de Wi-Fi gratuitas nos corredores de ônibus e nos BRTs. O sistema de transporte público, por exemplo, já aceita a utilização de cartões de débito e de crédito. Outro ponto que a tecnologia tem auxiliado é na redução da burocracia.

Ele citou o caso da abertura de empresas na capital. No início da gestão, eram 16 itens necessários para o empreendedor abrir empresa, o que colocava a capital em último lugar no ranking da agilidade do serviço.

"Eu questionei aos meus auxiliares qual era a cidade que liderava o ranking. Me responderam que era Curitiba, com sete itens. Mandei iniciar um estudo para reduzir o nosso número para apenas seis itens. Com apoio do Sebrae, conseguimos atingir essa meta. Agora, estamos formatando uma minuta de Lei para enviar para Câmara e estabelecer na Legislação que sejam apenas 6 itens para o empreendedor abrir o seu negócio", ressaltou Rogério Cruz.

Iris e Maguito

O apresentador Rafael Vasconcelos perguntou ao prefeito Rogério Cruz sobre as circunstâncias da posse, logo após o falecimento do ex-prefeito Maguito Vilela, e em meio à pandemia de Covid-19.

"Infelizmente aconteceu esse fato (o falecimento do ex-prefeito Maguito Vilela) que nenhum de nós esperava, e assumi essa cadeira. Assumi com muita responsabilidade. Suceder Iris não seria fácil e, ao mesmo tempo, representar todo o trabalho e projetos de Maguito Vilela também não seria nada fácil. Então, caiu sobre meus ombros uma responsabilidade dupla e muito pesada. Mas, graças a Deus, temos uma equipe de secretários e servidores bem alinhados, que buscam fazer o melhor para a população de Goiânia", disse.

Rogério Cruz afirmou, ainda, que tem cumprido os compromissos que estabeleceu com os goianienses por meio do plano de governo apresentado ainda em campanha. "A Prefeitura de Goiânia tem trabalhado bastante nesse período de um ano e cinco meses que estou à frente do executivo. Na nossa campanha, sempre falamos que as promessas de Maguito não ficariam para trás, como não estão ficando. Nós estamos cumprindo o cronograma de governo e um dos compromissos era dar continuidade às obras de Iris. Entregamos o Viaduto da Moda e, em breve, vamos entregar o Viaduto Lauro Belchior e o Complexo da Jamel Cecílio", afirmou.

O prefeito ressaltou, ainda, a importância de Maguito Vilela e Iris Rezende para o Estado de Goiás. "Maguito e Iris são dois ídolos da política goiana e nacional. Foram homens que trouxeram benefícios para Goiás e levaram o nome do nosso estado para todo o país. Aprendi muito com Iris porque fui vereador por dois mandatos em suas gestões, e procuro aplicar esses ensinamentos na minha gestão", disse.

Parcerias

Rogério Cruz destacou a importância da parceria mantida com o governador Ronaldo Caiado para Goiânia. O prefeito citou o caso do sistema de transporte público, que só foi possível de ser implantado com o apoio do Governo Estadual, incluindo o Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador.

"A parceria com o governo é mais do que necessária. Estou gestor da capital e, se não puder andar de mãos dadas com o governo, nossa capital perde. A decisão do novo sistema de transporte público não poderia fazer sozinho com a Região Metropolitana. Goiânia é a única capital que, em três anos, não teve aumento do valor da passagem. Isso é fruto de parcerias", observou.

IPTU

O apresentador do Jornal Brasil Central, Rafael Vasconcelos, mostrou para o prefeito e para os telespectadores o auditório do novo estúdio da televisão. O presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, acompanhava a entrevista e pediu a palavra para registrar os avanços da capital, incluindo o IPTU.

"Precisamos falar a verdade, tem que fazer críticas quando é necessário, mas também é importante elogiar o trabalho bem feito. O IPTU da minha casa reduziu, viu prefeito? E o asfalto nunca esteve tão bom, as árvores todas podadas. O goianiense precisa voltar a sentir orgulho da nossa cidade e fico feliz que é isso que está acontecendo", disse, no que Rafael concordou, afirmando que o IPTU de sua casa também contou com redução.

Reginaldo afirmou que a meta é fazer com que a TV Brasil Central se torne 24 horas por sete dias da semana. "A Brasil Central está assumindo um protagonismo no jornalismo. Fico muito feliz de bater essas 24 horas com o prefeito Rogério Cruz, porque é também um homem da comunicação", disse.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   26/01/2021 15h51

Goiânia - GO
 




CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   26/01/2021 15h51

Goiânia - GO
 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   01/10/2020 12h28

Goiânia - GO