CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Conectividade

Alexandre Baldy consegue internet de qualidade para Senador Canedo
Sinal começa a ser disponibilizado no próximo mês


Foto: Reprodução

Quando o assunto é conectividade, Senador Canedo ainda sofre com sinal de internet fraco ou problemas com telefonia móvel. Apesar de fazer parte da Região Metropolitana de Goiânia, o município ainda carece de uma infraestrutura de telecomunicações mais robusta. O assunto ficou ainda mais evidente no auge da pandemia, com alunos e professores dependendo do sinal de internet para estudar ou trabalhar. Mas esse problema está perto do fim, isso porque o pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy (Progressistas), articulou junto a uma das maiores operadoras do Brasil a chegada de serviços de internet fibra de ultravelocidade e TV por assinatura para a cidade.

A pauta conectividade/telefonia móvel é uma bandeira defendida por Baldy já há alguns anos. Por conta de seu histórico como ministro das Cidades e deputado federal, o político goiano circula facilmente entre órgãos federais e grandes empresas de telecomunicações cobrando esses benefícios, geralmente para cidades mais carentes.

Em 2019, por exemplo, Baldy conseguiu junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a liberação do sinal 3G para 12 municípios goianos que ainda não contavam com a tecnologia na época. Os municípios são Anhanguera, Alto Paraíso, Aparecida do Rio Doce, Arenópolis, Campinaçu, Colinas do Sul, Córrego do Ouro, Diorama, Guaraíta, Morro Agudo, Teresina e Trombas.

Também em 2019, Alexandre Baldy trabalhou para a expansão da rede 4G para mais seis municípios e um povoado do Estado em que a conexão de internet era precária. Na época, a tecnologia 4G alcançava apenas 74% do Estado, segundo dados da Anatel. São eles: Davinópolis, Colinas do Sul, Damianópolis, Anhanguera, Buritinópolis, Nova Iguaçu de Goiás e o povoado de Floresta (a 24 km de Piracanjuba).

Alexandre Baldy afirma que são serviços básicos que toda população deve ter acesso. E ele, como homem público, luta para que essa conectividade chegue a todos com celeridade. "Nosso povo, de todas as cidades, não apenas das grandes, merece ter acesso a uma tecnologia de comunicação mais avançada. Nem que eu precise ir de porta em porta das grandes teles [empresas de telecomunicações] garantir esse benefício", explica.

O serviço estará disponível para Senador Canedo a partir do próximo mês. "A chegada da internet fibra no município representa um maior investimento na cidade em infraestrutura, essencial para movimentar a economia local, a geração de empregos e propicia à população local melhor custo-benefício no acesso aos serviços de telecomunicações", complementa Baldy.

O vice-presidente de Relações Institucionais da Claro, Fábio Andrade, informa que a disponibilidade do serviço foi graças a uma demanda e articulação de Baldy junto à empresa. "Era uma solicitação antiga do ex-ministro com a nossa empresa. Ele já fez essa articulação conosco em diversas ocasiões, para várias cidades goianas, e é sempre uma satisfação atender às demandas de Baldy pelo povo goiano", disse. Andrade.


Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   07/05/2022 10h54

Goiânia - GO
 




CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   08/03/2022 00h14


CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   24/02/2022 19h51