CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Ciencia

Cientistas acham ovo de bebê dinossauro prestes a nascer
Após a descoberta os pesquisadores acreditam que ovo tenha aproximadamente 66 milhões de anos

Cientistas anunciaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um embrião de dinossauro bem preservado, que data de pelo menos 66 milhões de anos atrás e está prestes a eclodir. O fóssil foi descoberto em Ganzhou, no sul da China. Pertence a um dinossauro terópode sem dentadura ou ladrão de ovos. Os cientistas o chamam de "Infant and Infant".

"Este é um dos melhores embriões de dinossauro já descobertos", disse Fion Waisum Ma, pesquisador da Universidade de Birmingham e coautor da publicação da revista iScience.

Ma e seus colegas descobriram que a cabeça do embrião estava presa sob o corpo, os pés estavam dos dois lados e as costas dobradas. Essa postura nunca apareceu nos dinossauros, mas é semelhante à dos pássaros modernos.

Nas aves, este comportamento é controlado pelo sistema nervoso central e se chama "dobramento". O filhote que está para chocar coloca a cabeça sob a asa direita para mantê-la estável, enquanto quebra a casca com o bico. Os embriões que não conseguem entrar nesta posição têm maior probabilidade de morrer devido à falha de incubação.

 "Isso mostra que esse comportamento dos pássaros modernos evoluiu pela primeira vez entre seus ancestrais, os dinossauros." Disse Ma

 Esse método alternativo de dobrar pode ser semelhante ao comportamento dos crocodilos modernos. Eles se sentam, inclinam a cabeça para o peito e se preparam para chocar.

O "bebê Yingliang" tem 27 cm de comprimento do começo ao fim e foi encontrado em um ovo de 17 cm no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

Os pesquisadores acreditam que essa criatura tenha entre 66 e 72 milhões de anos e, quando o ovo é enterrado devido a uma enchente, pode ser preservado, protegendo-o dos animais carniceiros. Se se tornar adulto, crescerá até dois ou três metros de comprimento e é provável que se alimente de plantas.

Esta espécie é um dos vários fósseis de ovo que foram esquecidos no depósito por décadas. A equipe de cientistas suspeitou que eles pudessem conter dinossauros não nascidos e raspou alguns dos ovos para encontrar os embriões dentro.

 "Esse embrião de dinossauro dentro desse ovo é um dos mais belos fósseis que já vi", disse o professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo e membro da equipe de pesquisas, em um comunicado.

"Esse pequeno dinossauro em seu estado pré-natal se assemelha muito a uma ave bebê encurvada em seu ovo, o que traz mais evidências de que muitas das características das aves de hoje evoluíram de seus ancestrais dinossauros", completou Brusatte.

Os cientistas esperam estudar o "bebê Yingliang" com mais detalhes através de avançadas técnicas de escaneamento para mapear todo o seu esqueleto, inclusive os ossos do crânio, porque parte do seu corpo ainda está coberta por rocha.


Galeria de Fotos:



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   07/05/2022 10h54

Goiânia - GO
 




CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   06/05/2022 19h57

Senador Canedo - GO
 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   08/03/2022 00h14