CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Eclipse solar total: veja ao vivo fenômeno que poderá ser acompanhado hoje na América do Sul
A Nasa, agência espacial americana, transmite ao vivo nesta segunda-feira (14/12) um eclipse solar que poderá ser visto parcialmente no Brasil e em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina, entre outros lugares do mundo


Foto: Divulgação/ Nasa

Segundo os cálculos de especialistas, o eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.

Por cerca de 20 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido.

Um eclipse solar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de tal maneira que ela impede que a luz solar chegue ao nosso planeta.

E para enxergá-lo com segurança é necessário usar óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais.

É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar. Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol. Se essas considerações não forem levadas em consideração, olhar diretamente para o eclipse pode causar danos permanentes à sua visão.


Confira o vídeo:




Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   07/05/2022 10h54

Goiânia - GO
 




CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   06/05/2022 19h57

Senador Canedo - GO
 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA  |   08/03/2022 00h14